Páginas

23 de outubro de 2011


Sinto  vergonha de ser Brasileira....


Li a matéria da revista Veja sobre o quanto custa à corrupção no Brasil, estarrecida com as cifras divulgadas: R$ 82 bilhões por ano-reli umas cinco vezes, abismada com a ordem de grandeza das cifras divulgadas, escrevi estes valores também umas cinco ou seis vezes, tentando alcançar uma contagem precisa dos mesmos: pois convenhamos, é dinheiro demais, é tanto que mal consegui ultrapassar a casa dos zeros. Amigo Leitor, contar foi inviável, porém, o entendimento de que este rombo significa o equivalente a 2, 3 % do nosso PIB [Produto Interno Bruto], ficou claro e transparente, assim como evidente ficou que estamos entre os Países mais corruptos do mundo.
A composição destes R$ 82 bilhões, é resultante na sua totalidade de desvios de recursos públicos, isto mesmo: roubos do erário nacional.

Tais valores se geridos com probidade, e não distribuídos pelo Governo Federal para fins espúrios e criminosos, suficientes para sustentar politicas sociais eficientes, capazes de erradicar a miséria, prover um sistema público de saúde competente; aumentar a renda per capta; o salário mínimo e a qualidade de vida dos milhões e milhões de brasileiros com fome, expelidos pelo Poder Público para os esgotos da pobreza extrema.

Constatar tal realidade provoca em mim, e certamente em todos que possuem o mínimo de patriotismo, além de revolta uma imensa vergonha de ser Brasileiro.A impunidade vigente alimenta e fortalece os crimes contra o patrimônio publico, e assim a corrupção se alastra... se alastra, enquanto os ricos ficam mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres e excluídos .  

Quem deterá os desvarios destes Políticos? Pergunto-me então. Respostas não encontro, visto que os Tribunais de Contas – tanto da União, quanto dos Estados, inoperantes- porque parciais, posto que seus cargos loteados entre os Amigos da Corte; as demais Hostes Fiscalizadoras, igualmente sucateadas entre aparentados, companheiros e companheiras da Realeza; e a “Presidenta” algemada pelas sórdidas alianças partidário-eleitoreiras, não tem tempo, menos força para coibir esta avalanche de lodo que escorre pelo solo pátrio. Sua tarefa-mor tem sido minimizar o efeito dominó que vai descarrilhando o trem da alegria de seus comparsas içados a Ministros, apesar de suas extensas fichas sujas. E a queda ou saída “deles” das cadeiras reais, não de sua autoria, estão caindo mesmo é de podres.
Pergunto-me mais: Possível encontrar um Político que seja íntegro, dotado de caráter, ética, e comprometido com o desenvolvimento do País?

Diante o Brasil que temos hoje, novamente me deparo com o vazio de respostas. Ou com a quase lamentável certeza: Impossível, tal hipótese uma quimera, uma utopia.
Sobra o Povo, nós que também temos uma considerável parcela de culpa pelo status quo vigente, fomos nós que passamos a cada um Deles procuração em branco: para nos representar, para legislar, para governar. Seremos capazes de corrigir nosso erro?
Sinceramente, não creio.
2012 já bate a nossa porta, certo seria que após tanto sofrer, seja pela mais exorbitante onda de corrupção que rouba de nós: educação, saúde, moradia, cultura, salários dignos, segurança, seja pela negação de vivenciar e gozar nossos direitos, o Brasileiro [não apenas saísse em marcha pelas ruas], mas procurasse em sua cidade, de cada Estado da Federação, Homens e Mulheres de bem- verdadeiros cidadãos, mobilizando forças para estes sim, se tornassem os nossos Candidatos, os nossos representantes, independente de siglas ou partidos.
Certo seria que cada um de nós assumisse a responsabilidade que temos na construção de um País digno, justo e probo.

Posso [e talvez verdade] ser uma mera sonhadora, mas quem sabe outros sonhadores ouçam minha verde esperança e juntos honremos a Pátria nossa, e todos os mártires que por Ela deram sua própria vida.



Não precisamos morrer, outros o fizeram por nós, precisamos sim, tomar as rédeas da cidadania e fazer valer de fato a mais limpa e real democracia.

anadebrãomerij




Bem, até que chegue este tão desejado tempo-Brasil, seguimos em Literacia, tentando fazer a diferença: difundindo conhecimentos, compartilhando cultura,buscando enriquecer e alegrar  seu domingo – sua semana , com nossos exímios Colunistas.

Para sua escolha: artigos acadêmicos, resenhas, análises sociais e politicas, comportamento, música, sátiras e claro muito lirismo: nos contos, prosas e poesias.
Sem querer influenciar- já influenciando, se eu fosse Você, faria uma parada em cada Coluna, pois a Edição de hoje está de dar gosto aos olhos, nossos Autores se superam dia após dia. Valem cada letra, cada palavra escrita.
Excelente Domingo e Boas Leituras!
Paz e Bem
A Literacia
 Galeria

A Homenagem de hoje  para os Estados Unidos da América  , dirigida aos nossos Leitores - brasileiros e estadunidenses, cuja presença em Literacia, muito nos honra.